QUAIS IMPACTOS AS MÍDIAS SOCIAIS TROUXERAM PARA A COMUNICAÇÃO E PARA O MERCADO?
O Social Media Day, ou Dia da Mídia Social, foi criado em 30 de junho de 2010, pelo portal americano de notícias sobre tecnologia e business Mashable, como forma de celebrar as transformações que as mídias sociais trouxeram para a comunicação em todo o mundo.
De acordo com o Mashable, “a mídia social é hoje o coração da comunicação global”.
As mídias sociais mudaram a forma como nos relacionamos e interagimos uns com os outros, dando voz à milhares de pessoas e empresas. Elas se tornaram, ainda, o principal canal de relacionamento entre as marcas e o público, além de serem grandes vitrines.
O PAPEL DAS REDES SOCIAIS NO ACESSO À INTERNET
Dados da Content Trends mostram que 72% das pessoas afirmam que os conteúdos das redes sociais são o principal formato que consomem.
No Brasil, as pessoas vêem mais posts no Facebook, Instagram e outras redes sociais do que na TV, rádio, jornais, revistas ou qualquer outra mídia.
E, segundo a comScore, os brasileiros passam mais tempo nas redes sociais do que a média global. Enquanto a média é de 12,5 minutos por acesso, o brasileiro gasta 18,5 minutos.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 69,8% dos brasileiros está conectado à internet. Isso representa dois terços de toda a população brasileira.
Contra números, não há argumentos. E eles provam a adesão maciça da população brasileira às redes sociais.
AS REDES SOCIAIS E SUAS CARACTERÍSTCAS
Em 2002 surgiu o Linkedin, em 2004 o Orkut, em 2006 o Facebook era liberado para toda a população e nasceu também o Twitter. Em 2010 veio o Instagram. E, em 2020, o TikTok se tornou bastante popular.
Além de moldar o comportamento e a forma como as pessoas se relacionam hoje, as redes sociais mudaram também a dinâmica do mercado.
Novas oportunidades de marketing surgiram e as pequenas empresas ganharam voz frente aos seus públicos. Com as redes sociais, as marcas podem ser vistas, curtidas, compartilhadas e avaliadas.
Para ter sucesso nas mídias sociais, é preciso entender as características e funcionalidades de cada uma, bem como o perfil de cada público.
Facebook, Instagram e Twitter têm foco em relacionamento. YouTube, TikTok e Pinterest são voltadas, principalmente, para entretenimento. Já o Linkedin é uma mídia direcionada para o mundo corporativo.
Em todas elas é possível alcançar visibilidade, basta explorar os potenciais.
SUA MARCA AINDA NÃO ESTÁ NAS REDES SOCIAIS?
Se a sua marca ainda não está nas principais redes sociais ou concentra suas ações em apenas um canal, está na hora de repensar sua estratégia.
Mas lembre-se: cada rede social tem um propósito. Por isso, é muito importante contar com a ajuda de uma agência de marketing digital que é especialista no assunto.
Precisa de ajuda? Entre em contato conosco e alimente seus perfis nas principais redes sociais com conteúdo de qualidade!
Por: Matheus Ribeiro