Você já deve ter visto por aí, em diversos conteúdos sobre Marketing Digital, o termo Persona se repetindo várias e várias vezes. Mas afinal, o que é Persona? Como defini-la? E qual a diferença de persona e público alvo?

Uma persona é a representação do seu cliente ideal. É a definição de um cliente típico, com as características dos consumidores, seus desejos, aspirações, problemas, demandas latentes e ocultas.

Muitas pessoas têm dúvidas entre a diferença de público-alvo e persona, veja um exemplo prático:

Público-alvo: Homens e mulheres, de 24 a 30 anos, solteiros, graduados em arquitetura, com renda média mensal de R$ 3.500. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.

Persona: Pedro Paulo tem 26 anos, é arquiteto recém-formado e autônomo. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Está buscando uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros.

Entendeu a diferença?

De uma maneira geral, público-alvo é uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona, é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada.

Para criar conteúdo útil para seus leads e futuros clientes, é fundamental que você compreenda como cada persona se caracteriza, como se comporta e em quais variáveis estão envolvidas em seus processos de decisão.

Para a construção de uma persona é possível utilizar os dados do Google Analitycs, determinando como as pessoas pesquisam e chegam ao seu site, mas a melhor forma de descobrir realmente o perfil do seu público é conversando com ele.

É sempre interessante elaborar mais de uma persona, principalmente se a empresa trabalhar com vários produtos ou serviços para diferentes públicos.

Dicas para construir personas:

  1. Realize pesquisas e entrevistas com novos clientes
  2. Se você possui clientes fiéis, entreviste-os e descubra o que os mantém fiéis ao seu negócio.
  3. Considere a contratação de uma empresa de pesquisa conforme o seu orçamento.
  4. Envolva-se com líderes e comunidades do setor para captar necessidades.
  5. Analise os cadastros que tiver buscando padrões: dados comportamentais, funções, interesses, formação técnica, influenciadores.
  6. Avalie o posicionamento da empresa em relação ao seu público-alvo: você está vendendo o que seus clientes querem comprar ou o que sua empresa quer vender?

Uma pesquisa de público envolve o conhecimento da região geográfica, faixa de renda, sexo, necessidades, desejos, padrão de consumo, interesses (animais, esportes, viagens…). Quanto mais informações você tiver, mais fácil será para definir as práticas de marketing e de comunicação de sua empresa.

Faça uma ficha sobre cada persona comece descrevendo com sexo, idade, região geográfica e faixa de renda. Depois vá detalhando:

  • Área de trabalho
  • Cargo e faixa de renda
  • Quais assuntos são de seu interesse
  • Trabalha diretamente com…
  • Quais veículos de comunicação costuma consultar
  • Tarefas diárias
  • Responsabilidades
  • Prazeres e desprazeres no emprego
  • Frustações
  • Pontos de dor
  • Necessidades
  • Objetivos
  • Quem influencia diretamente suas decisões
  • Papel no processo de compra (depende do público-alvo, influenciadores, etc.)

A partir de uma análise, pense no que pode ser uma barreira para a persona se conectar com a sua marca, como questionamentos sobre a marca ou sobre o produto, credibilidade, experiências anteriores, etc.

Antes de começar seu próximo projeto de conteúdo, olhe atentamente para as pessoas e elabore conteúdos que eliminem as barreiras e que reflitam os interesses das personas.

Qual a importância da Persona para o meu negócio?

Quando o público passa a ser representado por uma pessoa, é mais fácil entender os seus desejos, dores e necessidades e perceber como a marca pode oferecer algum valor à sua vida. Ao final das contas, as personas são um instrumento de empatia para o marketing.

Você já definiu sua persona e seu público-alvo? Como está funcionando o direcionamento das suas campanhas? Conta pra gente! Se estiver precisando de ajuda para montar e direcionar suas campanhas, fale conosco!

Por Matheus Ribeiro

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