Se você estuda ou trabalha com Marketing Digital certamente já ouviu falar sobre CTA diversas vezes.
– Afinal, o que significa essa sigla? Para que ela serve e como usar?
CTA é uma sigla em inglês (call to action) que significa chamada para ação, ou seja, qualquer chamada seja visual ou textual, que leve a pessoa a realizar alguma ação.
Essa ação pode ser clicar no link que direciona ao seu WhatsApp, baixar um E-book, realizar alguma inscrição, participar de um sorteio, comentar no post, acessar algum site, e por aí vai…
A chamada para ação é um ponto primordial para promover suas ofertas no Marketing e gerar leads.
– Como aplicar uma CTA na estratégia de marketing?
Toda vez que um visitante abre uma página do seu site, ele percorre quatro etapas até decidir por agir e você deve executar muito bem cada um desses passos. Essas etapas recebem o nome de AIDA.
- Atenção: momento em que conquistamos a atenção exclusiva de um visitante e fazemos com que ele continue a navegação.
- Interesse: obtida a atenção, o visitante tem a primeira impressão sobre o que está olhando e toma a decisão de procurar por mais informações sobre a oferta.
- Desejo: neste momento, é feita uma análise mais detalhada da oferta, procurando seus benefícios e características para certificar-se de que ela atende às necessidades.
- Ação: por fim, com a decisão tomada, é realizada a ação da conversão.
Os Call to Action costumam auxiliar principalmente nas etapas de Atenção e Interesse
– CTA na prática
O call to action pode ser utilizado para diversos objetivos de acordo com o contexto da página que ele se encontra.
Por exemplo, em um blog, CTAs podem ser:
- Leia mais;
- Assine nossa newsletter;
- Compartilhe nas redes sociais.
Se for o caso de um e-commerce, as chamadas podem ser mais focadas no comercial:
- Adicione ao carrinho;
- Compre agora;
- Adicione em sua lista de desejos.
Para cada caso, o call to action deve informar ao visitante o passo a seguir, nunca o deixe perdido, sem saber o que fazer, mostre sempre o próximo passo.
– Quais as principais dicas para um CTA de sucesso?
- Defina uma persona: antes de criar vários botões em suas páginas, pergunte-se sobre quem você quer alcançar e o que essa pessoa precisa. Com a persona definida fica mais fácil de criar os gatilhos e fazer com que seu visitante tenha interesse em saber mais.
- Identifique em qual estágio de compra a persona está: o seu objetivo é resolver o problema, então manter a sinergia entre a persona e o processo de compra é essencial.
- Escolha o melhor local para seu call to action: veja onde seu público está, e configure sua página, defina o layout, posicione o botão de CTA, para que ele tenha uma boa visualização. É muito importante deixar o botão de chamada à ação disponível. De preferência, posicione-o para que o visitante nem precise rolar a barra. Garanta que tudo o que for importante fique visível e de fácil acesso.
- Crie um texto atrativo: é essencial ter um texto realmente interessante para atrair a atenção e incentivar a ação do leitor. Lembre-se de ser específico, mostrando o que quer que ele faça. Crie um senso de urgência e mostre o porque aquela ação deve ser feita. E sempre apresente os benefícios de executar aquela ação.
- Tenha atenção nas cores: escolha cores que se destacam e contrastam na sua página, isso tem uma grande diferença no momento do clique. Dê a sua chamada um destaque, para atrair seu visitante.
- Meça o sucesso do CTA: a métrica de sucesso do CTA é a taxa de clique. De todas as pessoas que viram sua chamada, quantas delas clicaram? Uma forma de conseguir essa informação é por meio do Google Analytics. Para ter essa métrica, defina para onde seu CTA levará o visitante e parametrize o link da próxima URL pós CTA para rastreá-la.
Após um tempo, verifique os resultados. Saiba quantos visitantes chegaram até a página que sua CTA apontava pelo link rastreado. O resultado da taxa de cliques é a divisão entre o número de visitantes (originados do call to action) pelo número de pessoas que acessaram a página do CTA.
Lembre-se: sempre tem como de melhorar seus resultados. Teste, teste e teste novamente, até chegar a excelentes resultados.
Texto por Matheus Ribeiro