O Instagram como todo mundo sabe, é uma rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários, que permite aplicar filtros digitais e compartilhá-los em uma variedade de serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter, Tumblr e Flickr.
Segundo a Content Trends 2017, 71,1% das empresas utilizam essa rede social. Dá para perceber a importância da presença no Instagram, certo?
E o Instagram Stories? O Instagram Stories, atualmente, é uma das principais funcionalidades da plataforma.
Lançado há cerca de um ano, esse recurso já deixou de ser novidade e é usado por grande parte dos usuários para compartilhar seu dia a dia. Diferente da proposta dos posts no Instagram, o Stories surge como uma alternativa para postar mais conteúdo sem causar a sensação de overposting.
Já para as empresas, o Stories vem se configurando cada vez mais como uma oportunidade de divulgar sua marca, produtos e serviços. Se antes era um recurso apenas para a postagem, hoje oferece possibilidade de inserir links diretos e criar anúncios, por exemplo.
Durante a divulgação do balanço com resultado financeiro do Facebook, o fundador da rede Mark Zuckerberg, afirmou que Instagram Stories e o WhatsApp Status chegaram a 300 milhões de usuários ativos, sendo que esse número é de acessos diários.
Para se ter uma noção do quanto esse número é grandioso ao Instagram, o Snapchat – que é o concorrente direto da plataforma – tinha 173 milhões de usuários, de acordo com o último balanço divulgado pela rede. E não é novidade para ninguém que o Stories e o WhatsApp Status são cópias (aperfeiçoadas) do recurso que originalmente era característico do Snapchat.
Outro ponto de destaque é que em menos de três meses a rede social conseguiu 50 milhões de usuários, sendo que em agosto a plataforma informou ter chegado a 250 milhões de pessoas a usar o recurso diariamente.
As constantes atualizações e recursos em teste fazem com que a plataforma se torne ainda mais atraente, tanto que o Stories tem tornado a rede social ainda mais rentável, já que foram liberados anúncios em vídeos e fotos por meio deste canal. Antes, a publicidade só era vista pelos usuários no alto da tela, agora com os algoritmos desenvolvidos pela equipe de tecnologia, eles aparecem em meio ao feed de fotos e sempre relacionado aos interesses dos usuários.
Agora veja porque o Instagram Stories é importante para sua estratégia de Marketing:
- O Stories dispensa a migração entre redes sociais. O usuário entra no aplicativo e já tem acesso rápido e fácil ao conteúdo postado no topo do feed.
- Não há necessidade de criação de uma nova base, os seus seguidores já estão lá! O Stories permite uma interação mais rotineira com eles.
- Cria-se uma maior sensação de proximidade, já que é possível postar conteúdos mais diversos e que mostrem os bastidores da marca.
- É possível ver quantas pessoas (e quais pessoas) acessaram seu conteúdo, o que ajuda a entender o engajamento da sua base e interesse deles no conteúdo postado.
- É mais um recurso para ser encontrado no Instagram, pois no feed de busca há uma seção dedicada à Stories.
- E recentemente foi lançado é a opção de Stories em destaque, onde você pode criar um álbum com Stories postados no seu perfil que duram mais de 24h.
Alguém tem dúvida que é uma excelente estratégia de marketing para 2018?