A rotina de quem trabalha com as redes sociais é bastante intensa: publicações, programar postagens, análise de dados, métricas, elaborar novos conteúdos, responder mensagens, directs, anúncios, e por aí vai… E ter controle sobre tudo isso é fundamental, para não ficar perdido.
Nesse artigo vamos dar algumas dicas de como criar o seu calendário editorial e ter sucesso na sua estratégia de marketing.
O que é um calendário editorial?
O calendário editorial é um documento que organizar todo seu conteúdo, com ele você tem controle sobre:
- Datas de publicação
- Prazos para produção do conteúdo
- Pautas e temas de conteúdos
- Proporção de conteúdos de topo, meio e fundo de funil sendo produzidos e publicados.
- Palavras-chave já utilizadas em conteúdos anteriores
- Datas de lançamento de conteúdos
- Divulgação em redes sociais
- Promoção em e-mail marketing
Quais os benefícios de um calendário editorial?
Os principais benefícios de ter um calendário editorial bem organizado são:
- A melhora na frequência de publicação;
- Um maior alinhamento do time de marketing;
- A não repetição de temas e palavras-chave;
- A diversificação de formatos de conteúdos;
- A redução na ocorrência de atrasos;
- Ampliar o controle do planejamento do conteúdo
Como criar um calendário editorial?
Desenvolver um calendário editorial é umas das primeiras etapas de planejamento para sua empresa.
Para isso temos algumas dicas para te ajudar na criação de um calendário.
- Escolha uma ferramenta:
Existem várias opções de ferramentas, como:
- Planilhas;
- Trello;
- Google Calendar;
- Calendário mLabs.
Agora é só você escolher uma dessas ferramentas que melhor vai te ajudar, e começar a colocar em prática.
- Defina uma frequência de publicação:
Após escolher a ferramenta, é a vez de escolher uma frequência de publicações para sua rede social.
Escolha essa frequência com muito cuidado, de acordo com o que você vai conseguir cumprir. É preciso ser consiste e manter qualidade dos conteúdos.
- Desenvolva a sua estratégia:
Agora chegou a hora de planejar seu conteúdo, seguindo algumas dicas:
- Data de publicação: definida com base na frequência escolhida no passo 2 e no tempo necessário para finalizar o conteúdo.
- Horário da publicação: sempre observando o melhor horário para publicar de acordo com os picos de acesso do seu público.
- Data limite de entrega: deve ser definida a partir da data de publicação e do tempo necessário para programar a postagem.
- Status: essa é uma informação primordial para acompanhar seu processo. Definir o status de acordo com o andamento (em produção, em revisão, finalizado, publicado), desse modo, fica mais fácil ter controle e evitar atrasos.
- Evento: refere ao tipo de lançamento e de conteúdo.
- Palavras-chave e título (pauta): para evitar repetições de temas e palavras-chaves em publicações futuras.
- Destaque a persona: o que o conteúdo busca atingir e o estágio da jornada de compra.
- Resumo do conteúdo.
- Call to action (CTA): defina sua chamada para ação do final do material e acrescente o link no calendário editorial.
- URL do conteúdo.
- Escolha o canal de divulgação:
Escolha em qual canal você vai divulgar seu conteúdo, levando em consideração onde seu público está mais presente.
- Siga o cronograma e mantenha-o sempre atualizado.
- Compartilhe com o seu time de marketing:
Para garantir que a equipe tenha conhecimento dos prazos e datas, não se esqueça de garantir que todos acessem o calendário editorial.
Agora, depois de todas essas dicas, é só colocar em prática e ter muito sucesso!
Por Matheus Ribeiro – SC marketing e mídias
Fonte: Rockcontent e Mlabs