Calendário editorial: como criar e organizar o seu conteúdo!

A rotina de quem trabalha com as redes sociais é bastante intensa: publicações, programar postagens, análise de dados, métricas, elaborar novos conteúdos, responder mensagens, directs, anúncios, e por aí vai… E ter controle sobre tudo isso é fundamental, para não ficar perdido.

Nesse artigo vamos dar algumas dicas de como criar o seu calendário editorial e ter sucesso na sua estratégia de marketing.

O que é um calendário editorial? 

O calendário editorial é um documento que organizar todo seu conteúdo, com ele você tem controle sobre:

  • Datas de publicação
  • Prazos para produção do conteúdo
  • Pautas e temas de conteúdos
  • Proporção de conteúdos de topo, meio e fundo de funil sendo produzidos e publicados.
  • Palavras-chave já utilizadas em conteúdos anteriores
  • Datas de lançamento de conteúdos
  • Divulgação em redes sociais
  • Promoção em e-mail marketing

Quais os benefícios de um calendário editorial?

Os principais benefícios de ter um calendário editorial bem organizado são:

  1. A melhora na frequência de publicação;
  2. Um maior alinhamento do time de marketing;
  3. A não repetição de temas e palavras-chave;
  4. A diversificação de formatos de conteúdos;
  5. A redução na ocorrência de atrasos;
  6. Ampliar o controle do planejamento do conteúdo

Como criar um calendário editorial?

Desenvolver um calendário editorial é umas das primeiras etapas de planejamento para sua empresa.

Para isso temos algumas dicas para te ajudar na criação de um calendário.

  1. Escolha uma ferramenta:

Existem várias opções de ferramentas, como:

  • Planilhas;
  • Trello;
  • Google Calendar;
  • Calendário mLabs.

Agora é só você escolher uma dessas ferramentas que melhor vai te ajudar, e começar a colocar em prática.

  • Defina uma frequência de publicação:

Após escolher a ferramenta, é a vez de escolher uma frequência de publicações para sua rede social.

Escolha essa frequência com muito cuidado, de acordo com o que você vai conseguir cumprir. É preciso ser consiste e manter qualidade dos conteúdos.

  • Desenvolva a sua estratégia:

Agora chegou a hora de planejar seu conteúdo, seguindo algumas dicas:

  • Data de publicação: definida com base na frequência escolhida no passo 2 e no tempo necessário para finalizar o conteúdo.
  • Horário da publicação: sempre observando o melhor horário para publicar de acordo com os picos de acesso do seu público.
  • Data limite de entrega: deve ser definida a partir da data de publicação e do tempo necessário para programar a postagem.
  • Status: essa é uma informação primordial para acompanhar seu processo. Definir o status de acordo com o andamento (em produção, em revisão, finalizado, publicado), desse modo, fica mais fácil ter controle e evitar atrasos.
  • Evento: refere ao tipo de lançamento e de conteúdo.
  • Palavras-chave e título (pauta): para evitar repetições de temas e palavras-chaves em publicações futuras.
  • Destaque a persona: o que o conteúdo busca atingir e o estágio da jornada de compra.
  • Resumo do conteúdo.
  • Call to action (CTA): defina sua chamada para ação do final do material e acrescente o link no calendário editorial.
  • URL do conteúdo.
  • Escolha o canal de divulgação:

Escolha em qual canal você vai divulgar seu conteúdo, levando em consideração onde seu público está mais presente.

  • Siga o cronograma e mantenha-o sempre atualizado.
  • Compartilhe com o seu time de marketing:

Para garantir que a equipe tenha conhecimento dos prazos e datas, não se esqueça de garantir que todos acessem o calendário editorial.

Agora, depois de todas essas dicas, é só colocar em prática e ter muito sucesso!

calendario editorial guia

Por Matheus Ribeiro – SC marketing e mídias

Fonte: Rockcontent e Mlabs

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